Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão – PASSO A PASSO!

Como Cozinhar Feijão Na Panela De Pressão
Comidas Típicas,

Como Cozinhar Feijão na Panela de Pressão – PASSO A PASSO!

Como cozinhar feijão na panela de pressão? O que é necessário fazer para conseguir cozinhar os grãos de feijão usando a panela de pressão em nossa cozinha?

Apesar de ser um processo bem simples, muitos brasileiros não sabem como cozinhar feijão na panela de pressão. Caso esse seja seu caso, fique tranquilo, pois trouxemos a solução pra você.

Hoje vamos lhe ensinar passo a passo de como realizar essa tarefa, desde o momento da separação dos grãos até colocar a panela no fogo. Leia conosco e aprenda!

Como cozinhar feijão na panela de pressão?

Como cozinhar feijão na panela de pressão?
Aprenda passo a passo

Conforme mencionado, hoje vamos trazer um passo a passo bem simples pra você reproduzir aí no conforto da sua casa, especificamente na cozinha. Iniciaremos falando da importância de separar bem o feijão, e logo após colocar a mão na massa e realmente cozinhar seu feijão na panela de pressão.

Separe o feijão

Iniciando nosso passo a passo de como cozinhar feijão na panela de pressão, vamos começar pelo básico, que é separar o feijão bom do ruim. Apesar de parecer clichê falar sobre isso, estamos falando de uma das partes mais importantes. Isso porque é muito comum encontrar grãos ruins.

Quando for às compras, prefira pagar um pouco mais caro no quilo do feijão, mas compre um de maior qualidade que terá menos problemas na hora da separação. Feijões muito baratos costumam ter muitos grãos descartáveis.

Feito isso, vamos ao próximo passo.

Deixe o feijão de molho por 1 hora

Como cozinhar feijão na panela de pressão?
Deixe o feijão de molho

Assim feito, pegue o feijão que você separou e coloque-o em um pote cheio d’água. Balance bastante para limpar aquele feijão escolhido e escoe a água. Em seguida, encha novamente o pote com água até que todo feijão esteja submerso.

Logo após, deixe o feijão de molho nesse potinho com água por pelo menos 1 hora. Mas por que fazer isso? Para melhorar a sua digestão. Dizemos isso porque um feijão que não é colocado de molho costuma pesar no estômago e criar gases.

Feito isso, então vamos ao próximo passo de como cozinhar feijão na panela de pressão.

Coloque o feijão na panela de pressão

Logo após ter passado aquela uma hora, coloque todo o feijão selecionado na panela de pressão. Encha a panela até pouco mais da metade e ligue o fogo.

Em seguida, coloque os ingredientes que desejar para deixar um gostinho no seu feijão. Geralmente, pra fazer de uma forma mais simples, coloque sal a gosto e pelo menos dois alhos cortados ao meio.

E pronto, agora é só aguardar.

Aguarde entre 40min e 1h

Agora, o próximo passo é aguardar. Caso colocar em fogo alto, aguarde pelo menos 40min. Caso tiver colocado em fogo médio, o processo de espera aumenta até 1h.

Mas, pode ser que assim sim seu fogo seja fraco. Caso isso acontecer, recomendamos que retire um pouco da pressão da panela e verifique se o feijão ainda está muito duro. Caso a resposta for positiva, então deixa mais meia hora até ele estar completamente cozido.

Retire a pressão

Por fim, retire a pressão da panela. Muitas pessoas possuem medo de fazerem isso, mas trata-se de algo comum e sem problemas, pelo menos se a sua panela de pressão for nova ou estiver funcionando de maneira correta.

Logo após retirar toda a pressão, pode servir para sua refeição. Agora que já aprendeu a como cozinhar feijão na panela de pressão, é só começar a sua receita!

Ingredientes adicionais

Ingredientes Adicionais
Ingredientes adicionais

Por fim, deixamos esse tópico caso você esteja pensando em fazer um feijão mais temperadinho, usando, dessa forma, um número maior de ingredientes.

Ensinamos a como cozinhar feijão na panela de pressão de forma bem simples, usando somente sal a gosto e dois alhos picados ao meio. Mas, é possível rechear seu feijão com outros ingredientes interessante.

Abaixo, deixamos uma pequena lista com alguns desses ingredientes que podem ser interessantes pro seu feijão ficar ainda mais gostoso. Leia conosco:

  • Folhas de louro;
  • Colheres (sopa) de bacon picado;
  • Colheres (sopa) de cebola picada;
  • Dentes de alho amassado;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • Salsinha picada a gosto;
  • Entre várias outras opções.

Receitas gostosas feitas com feijão

Agora que já sabe como cozinhar feijão na panela de pressão, é interessante aprender algumas receitas. Trouxemos algumas opções de pratos que ficam deliciosos com feijão, tropeiro, bolinho de feijão, entre outras opções.

Assista conosco, escolha sua receita favorita e reproduza aí na sua casa, afinal, agora você já sabe como preparar feijão!

Gostou de aprender conosco a preparar seu feijão? Vai seguir alguma das receitas que trouxemos em nosso vídeo? Lembre-se de deixar o tempo necessário pra cozinhar seu feijão, assim você ganha tempo pra que o tempero pegue bem no feijão e ele cozinhe bem.

Deixe sua contribuição ou dúvida logo abaixo nos comentários!

Comments

comments