Coca Zero vs Coca Light: qual é a real diferença entre as duas?

Coca Zero vs Coca Light
Bebidas,

Coca Zero vs Coca Light: qual é a real diferença entre as duas?

Você e eu poderíamos discutir até amanhã sobre se Coca Zero e Coca Light têm o mesmo gosto ou não. À primeira vista, você realmente não consegue distinguir as duas bebidas extremamente populares.

Mas, ao analisarmos os detalhes nutricionistas e ingredientes de ambas as bebidas, encontramos uma diferença única e central que acaba separando o que era um só em dois produtos.

Portanto, caso queira saber qual é a diferença entre Coca Zero e Coca Light, leia conosco até o final do conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida. Vamos lá, leia conosco!

Segundo a Coca-Cola, existe uma diferença entre a Coca Light e a Coca Zero

Entenda A Diferença
Entenda a diferença

Em um comunicado que podemos encontrar no próprio site da empresa de bebidas mais famosa do mundo, a marca compara os dois refrigerantes:

“Ambas as bebidas são isentas de açúcar e calorias. A Coca Zero açúcar parece e tem mais sabor da Coca clássica, enquanto a Coca Light tem uma mistura diferente de sabores que lhe confere um sabor mais leve.”

A principal diferença entre a Coca Light e a Coca Zero é um único produto químico

Um Ingrediente
Um ingrediente

Enquanto a Coca Zero açúcar apresenta citrato de sódio em sua lista de ingredientes, a Coca Light contém ácido cítrico. A Coca Light foi o primeiro refrigerante sem açúcar da Coca-Cola e foi lançada em 1983.

A próxima bebida sem açúcar que eles ofereceram, foi a Coca Zero, que só apareceu em 2006. Foi tirada das prateleiras em 2016 e reintroduzida com o novo nome “Coca-Cola Zero Açúcar.

As bebidas de baixa caloria da empresa representam ao menos 43% de todas as suas vendas de refrigerante, então, obviamente, o produto alternativo não poderia ficar muito tempo fora das prateleiras, visto o faturamento que trazia para a maior empresa de bebidas de todo o mundo.

Lista de Ingredientes

Mas, e quais são os ingredientes da Coca Zero e Coca Light? Conforme mencionado, as diferenças são bem poucas, quase que irrisórias, mas que causam uma diferença de sabor um pouco notória.

Abaixo, deixamos uma lista com os ingredientes da Coca Zero e Coca Light, começando por essa última. leia:

1. Coca Light

  • Ácido cítrico;
  • Ácido fosfórico;
  • Água gaseificada;
  • Aspartame;
  • Benzoato de potássio;
  • Cafeína;
  • Cor de caramelo;
  • Sabores naturais.

2. Coca Zero Açúcar (anteriormente Coca Zero)

  • Acesulfame de potássio;
  • Ácido cítrico;
  • Ácido fosfórico;
  • Água gaseificada;
  • Aspartame;
  • Benzoato de potássio;
  • Cafeína;
  • Citrato de potássio;
  • Cor de caramelo;
  • Sabores naturais.

A Coca Light não possui dois ingredientes que a outra opção sem açúcar têm: citrato de potássio e acesulfame de potássio. O acesulfame de potássio é um substituto do açúcar sem calorias e o citrato de potássio é um aditivo comum em bebidas, principalmente gaseificadas como a Coca Cola.

Esses ingredientes os diferenciam nutricionalmente? Nem um pouco

Coca Zero vs Coca Light
Diferenças nutricionais

As informações nutricionais da Coca Light são:

0 calorias;
0g de gordura;
40mg de sódio;
0g de carboidratos totais;
0g de proteína.

As informações nutricionais da Coca Zero são:
0 calorias;
0g de gordura;
40mg de sódio;
0g de carboidratos totais;
0g de proteína.

Embora ambos contenham cafeína, a quantidade varia:

  • Coca normal 9,7mg/100ml;
  • Coca Light 12,8mg/100ml;
  • Coca Zero 9.6mg/100ml.

Como você pode ver, a quantidade de cafeína na Coca Zero é quase idêntica à da Coca normal, enquanto os níveis são maiores na Coca Light. O fato de a Coca Zero e a coca comum terem a mesma quantidade de cafeína deve ser responsável pelo gosto quase indistinguível.

Ambos não contêm calorias e nenhum açúcar. Ambos são adoçados artificialmente com a mesma quantidade de aspartame e acesulfame, e, portanto, têm a mesma “doçura” no sabor final.

Qual bebida é a mais popular?

Qual é A Mais Popular
Qual é a mais popular?

As estatísticas sugerem que, mesmo depois de todo esse tempo, a coca normal ainda é o refrigerante mais vendido, seguida pela Pepsi e depois pela Coca Light, que detém o terceiro lugar.

Infelizmente, a Coca Zero nunca foi incluída na lista dos 10 melhores, mas aparentemente está crescendo em popularidade, principalmente aqui no Brasil.

O que é mais saudável?

Qual é Mais Saudável
Qual é mais saudável?

Apesar de a Coca Zero e a Coca Light serem consideradas alternativas mais saudáveis à coca normal, nenhuma delas é realmente boa para você.

Embora possam não ter açúcar em sua lista de ingredientes, a Coca Zero e a Coca Light alimentam seu hábito de consumir bebidas extremamente açucaradas. Isso significa que suas papilas gustativas se acostumam a esse nível de doçura e continuarão a procurá-las.

Na verdade, estudos têm mostrado que pode realmente levar a um aumento no consumo de calorias e açúcar e resultar em ganho de peso a longo prazo. O conteúdo de ácido fosfórico também não é saudável, pois pode danificar o esmalte dentário, o que contribui para a erosão dentária.

No entanto, se você tivesse que escolher entre o açúcar da coca normal e o light/zero açúcar, diríamos que o último provavelmente seria uma escolha mais saudável. Lembre-se de que “mais saudável” não significa “saudável”.

E então, o que achou de conhecer melhor a diferença entre Coca Zero e Coca Light? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

Comments

comments