🐟 Bacalhau com Centeio e Creme de Raiz-Forte
Uma receita nórdica que foge do óbvio
Se você está cansado do tradicional bacalhau com batatas, essa versão vinda das terras geladas do norte da Europa vai te surpreender. Inspirada nas Ilhas Feroé, essa receita combina sabores fortes e simples, como o pão de centeio, a raiz-forte e o bacalhau curado.
Ingredientes (serve 4 pessoas)
- 500g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 4 fatias grossas de pão de centeio
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- 1 colher de chá de raiz-forte ralada (ou wasabi suave, se preferir)
- 100g de creme de leite fresco
- 1 maço de cebolinha picada
- Suco de meio limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de oliva extravirgem para finalizar
Modo de preparo
- Prepare o creme:
Em uma tigela pequena, misture o creme de leite com a raiz-forte, a mostarda, o suco de limão, sal e pimenta. Mexa bem até formar um creme leve e picante. Reserve na geladeira. - Grelhe o bacalhau:
Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e doure o bacalhau desfiado por cerca de 5 minutos, mexendo para que fique levemente crocante por fora. Ajuste o sal, se necessário. - Toste o pão:
Em outra frigideira, derreta a manteiga e doure as fatias de pão de centeio até ficarem crocantes e douradas. - Monte o prato:
Sobre cada fatia de pão, coloque uma porção do bacalhau quente. Por cima, adicione uma colher generosa do creme de raiz-forte. Finalize com cebolinha picada e um fio de azeite.
Sugestão de acompanhamento
Sirva com uma salada de folhas amargas (rúcula, radicchio ou chicória) temperada com azeite e limão. Para beber, um vinho branco seco ou uma cerveja do tipo Saison combinam perfeitamente.